Quantos tipos de estoque você conhece? Acredite, são muitos e conhecê-los é mais importante do que você imagina. 

O estoque é parte essencial do sucesso de uma empresa. Se bem gerenciado, estimula o seu crescimento e torna o negócio ainda mais rentável. Porém, se negligenciado, tem potencial para te levar a falência. 

Hoje iremos apresentar a você 7 dos tipos de estoque mais utilizados e compartilhar algumas dicas de como trabalhar cada um deles. 

Vamos lá? 

1 – Estoque de ciclo

Vamos começar por este, um tipo um tanto quanto desafiador. O estoque de ciclo é aquele que possui maior rotatividade, o gestor precisa realizar otimizações constantes, já que é necessário adequá-lo às demandas do momento. 

Como você sabe bem, a finalidade da deposição de produtos é a disposição de mercadorias ao consumidor. Se você procura por um produto em um estabelecimento e não o encontra, é bem provável que parta para um concorrente. 

Manter o estoque de ciclo exige movimentação e otimização constante, muitas vezes através de códigos específicos que favorecem seu monitoramento. 

É uma sistematização que visa manter uma disponibilidade razoável de produtos para que, em caso de muitas vendas, haja com o que suprir a demanda, e em tempos de crise, a empresa não saia prejudicada. 

2 – Estoque de canal

Anteriormente, falamos do estoque de ciclo, que seria um armazenamento local de produtos. Desta vez, nos referimos a um estoque diferente. Chamamos de estoque de canal o tempo em que os insumos passam em transporte, geralmente em caminhões. 

Sendo assim, este é considerado um dos tipos de estoque intermediários, neste caso, entre a origem do produto e o seu destino final. 

O seu gerenciamento é extremamente importante. Hoje em dia esse processo, popularmente conhecido como monitoramento de carga, torna-se cada vez mais fácil graças a tecnologia. 

3 – Estoque de antecipação

Pelo próprio nome somos capazes de predizer do que se trata. O estoque de antecipação, também chamado de estoque sazonal, é utilizado quando há previsão de uma demanda maior, o que exige uma maior produção. 

Se a sua loja estiver prestes a lançar uma nova coleção ou mesmo a fazer uma grande promoção, seria uma ótima ideia preparar um estoque de antecipação. 

Mais uma vez, o objetivo é não deixar o cliente na mão, suprir a necessidade dos consumidores e não perder nenhuma oportunidade de negócio. 

4 – Estoque inativo

Apesar de bastante comum, esse não é um daqueles tipos de estoque que você gostaria ou deveria ter. O estoque inativo é composto por peças que não despertaram interesse, ou que por algum outro motivo qualquer não foram vendidas. 

Por trás desta realidade, existem uma série de explicações, as quais não vem ao caso aqui. 

A melhor forma de se livrar deste tipo de estoque é investir no estoque de ciclo, acompanhando de perto a rotatividade de cada mercadoria. 

Se o produto não possuir data de validade e ainda tiver sua qualidade resguardada, pode valer a pena lançar uma promoção de queima de estoque. 

5 – Estoque de proteção 

Sem dúvidas, um dos tipos de estoque mais importantes. Diante do nome, fica fácil entendermos o porquê. 

O modelo é utilizado por praticamente todas as grandes empresas, em especial as dos setores alimentício e automobilístico. Seu objetivo é basicamente garantir a disponibilidade de produtos em momentos de crise, como por exemplo, em meio a uma greve no setor de transporte, ou diante de uma súbita elevação da demanda do mercado.

Na prática, você deve utilizá-lo nestes momentos específicos. Assim que possível, retornando para os demais estoques. Além disso, sempre que utilizá-lo deve realizar a sua manutenção. 

Apesar do seu uso esporádico, sua gestão deve ser constante, em especial para acompanhamento da qualidade dos produtos armazenados. 

6 – Estoque mínimo

Tem quem pense que o estoque mínimo e o de proteção são os mesmos, mas a realidade não é bem essa.

Vamos entender melhor a diferença?

O estoque mínimo reflete o ponto de ressuprimento. Sendo assim, é a menor quantidade possível de produto armazenado. Como se fosse um alerta de que você está prestes a ter que recorrer a seu estoque de proteção. 

Esta quantidade determinada é definida pelo gestor, levando em consideração as demandas. Para esta avaliação, devem ser consideradas datas comemorativas e promoções sazonais, pois há um aumento previsto nas vendas. 

Além disso, não se esqueça de considerar o tempo de produção e transporte da mercadoria até o seu estabelecimento, de forma alguma o consumidor deve ser prejudicado. 

7 – Dropshipping

Se você é dono de um e-commerce, já deve ter ouvido falar em dropshipping. Provavelmente um dos tipos de estoque mais atuais do mercado. 

Pense bem. Uma loja virtual não precisa necessariamente estocar produtos. Afinal, os pedidos são entregues diretamente pelo fornecedor, que é também o responsável por toda a logística.  Bem, a não ser que você mesmo produza tais mercadorias. 

O dropshiping é um intermediário. Você vende e outra empresa realiza a entrega. 

Como assim? 

O cliente compra em sua loja online, e você faz a solicitação do pedido ao fornecedor. A terceira é então responsável pelo processo de embalagem e envio. 

Parece até estranho o incluirmos em nossa lista de tipos de estoque, mas este não é só um dos métodos mais usados como também oferece um excelente custo-benefício. 

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