Após o anúncio do fim do emissor de MDF-e, muitos gestores ficaram sem saber o que fazer. 

O Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico deve ser emitido por toda empresa que presta serviços de transporte. Seja por meio de veículos próprios ou através de um transportador contratado. 

O documento é essencial na prestação de serviços dessas empresas a respeito das operações de transporte. 

Vamos entender melhor a relevância deste documento, de seu emissor, os motivos pelos quais foi extinto e como você, dono do seu negócio, fará agora para se manter seguro. 

O que é o MDF-e?

O que é MDF-e

MDF-e é a sigla para Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico. Este é o documento responsável por organizar e agilizar o registro das informações fiscais em trânsito. 

Tal documento se assemelha aquele utilizado pelas transportadoras de carga. Porém, enquanto os CT-e são individualizados, o MDF-e inclui todos os dados necessários em um documento único. O que facilita ainda mais o rastreamento e a identificação das características do transporte. 

Todas as empresas que carregam cargas, conforme vimos, sendo elas donas dos próprios veículos ou não, devem emitir a nota em casos de viagens interestaduais para acompanhamento do deslocamento. 

O sistema funciona de maneira integrada às Secretarias de Fazenda das Unidades Federadas e a Receita Federal. 

Tanto o desenvolvimento como a implantação do Projeto MDF-e se deu por meio do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT) através da assinatura do Protocolo ENAT. 

Todo o registro é realizado e arquivado apenas eletronicamente, tendo sua validade jurídica garantida pela Assinatura Digital do emitente.

Extinção do emissor gratuito de MDF-e

Depois de algum tempo falando sobre o fim do emissor gratuito de MDF-e, em outubro de 2018 a ferramenta realmente foi extinta. 

A versão 3.00 do Manifesto foi descontinuada e milhares de empresas ficaram sem saber o que fazer. 

Não é mais possível baixar o aplicativo. E mesmo quem já possuía o emissor baixado, com o tempo, deixou de ter acesso. 

Os próprios órgãos públicos regionais passaram a recomendar a busca por novas soluções possíveis já disponíveis no mercado. 

Você já tem um substituto para o emissor? 

Motivos

Calma, temos algo a dizer antes de chegarmos a uma solução, em uma ótima solução inclusive. Vamos falar sobre os motivos por trás dessa mudança tão significativa.

A verdade é que tudo começou quando diversas empresas deixaram de lado o projeto da Secretaria da Fazenda. Muitos gestores encontraram uma alternativa mais interessante que o emissor disponibilizado pelo governo. Com isso, acabaram adotando uma nova ferramenta. 

Mas é claro que existem bons motivos por trás disso. 

Primeiramente o fato do emissor realizar um trabalho extremamente exclusivo. Ele não era suficiente para manter as operações de uma empresa dentro da legalidade. 

Além disso, não arquivava os XMLs dos documentos fiscais, ou seja, mesmo com o serviço gratuito, era necessário investir em outros sistemas para o gerenciamento desses arquivos. 

O governo exige que tudo isso seja mantido por 5 anos, não é uma coisa que dá para abrir mão. 

E tem mais, o emissor de MDF-e não oferecia nenhum tipo de suporte. Não havia um local para se tirar dúvidas. Por isso, muitas pessoas se sentiam completamente perdidas, acabando tendo que optar por um auxílio pago, ou mesmo como a maioria, adotando outros sistemas. 

Para tornar a situação ainda mais complicada para o lado do emissor, as opções alternativas fornecem solução completa a um custo acessível. Um universo de vantagens que acabou desbancando a ferramenta gratuita. 

E agora? 

A principal alternativa ao emissor que foi extinto é a adesão a um sistema ERP que integra todos os processos da sua empresa. 

O sistema AEmpresa é o mais completo do Brasil. E, diante de outras inúmeras vantagens, faz tudo o que antigo emissor de MDF-e fazia e muito mais. 

Estamos falando em gestão online (conheça os benefícios), em um PDV moderno, em uma ferramenta que emite, além do MDF-e, NF-e, NFC-e e SAT. Um servidor que integra seu negócio ao Mercado Livre, que facilita o cadastro de clientes, o controle de estoque, que garante um negócio escalável e seguro. 

Você manterá a sua empresa protegida e não terá dificuldades, já que o sistema é super prático, contando com uma dashboard interativa e ágil. Além disso, oferecemos todo o suporte necessário, e melhor, gratuitamente. 

Faça o teste de um mês e esqueça para sempre o emissor gratuito. Agora você tem uma solução ainda melhor.

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