Você sabe o que é lucratividade? Provavelmente a maioria de nós saiba definir com facilidade o que é lucro, basicamente, um retorno positivo em cima de um investimento. 

Como você pode imaginar, lucratividade tem tudo a ver com isso. Mas não, os dois termos não são sinônimos. 

Este conceito é muito importante para gestores de negócios, especialmente aqueles que estão decididos a crescer. Você precisa dominar a ideia para tirá-la do papel. 

O que é lucratividade?

Lucratividade é uma variável que indica a relação entre o lucro líquido e o valor vendido, indicando o ganho obtido pela organização. Na prática, é um número percentual, essencial ao acompanhamento e a gestão do andamento de um negócio.

Este percentual é como uma medida de eficiência operacional, apontando o valor produzido pela empresa a partir do trabalho que desenvolve. 

Você consegue imaginar os benefícios deste tipo de avaliação? 

Sem dúvidas, um dos principais indicadores econômicos para um negócio, aumenta a competitividade, permite ao gestor fazer previsões e a tomar decisões capazes de melhorar 

cada vez mais seus resultados. 

O conceito parece confuso, mas tudo ficará mais fácil quando formos para a prática. 

Aprenda a calcular 

A fórmula básica para calcular a lucratividade é a seguinte: 

Lucratividade = (lucro líquido / receita total) X 100

Calma, vamos entender isso melhor! 

Suponhamos que você tenha vendido RS1000 reais em produtos. Destes, apenas RS150 foram lucro, após retirada de todo o investimento e gasto da empresa com produção e venda. 

Não importa se este valor representa a venda de um mês, ou um ano. Estamos usando apenas um número representativo aqui. 

No caso aqui apresentado, o resultado em lucratividade seria 15%.

Calcular lucratividade

Diferença entre lucratividade e rentabilidade

A relação entre lucratividade e rentabilidade muitas vezes causa confusão. Apesar de algumas pessoas acharem que as palavras são sinônimos, os termos apontam para duas ideias diferentes. 

Ambos os indicadores envolvem o valor do lucro líquido. No entanto, enquanto a lucratividade é a porcentagem do ganho obtido, a rentabilidade mensura o retorno sobre o investimento. 

Assim como o primeiro, o segundo dado é essencial a gestão empresarial. Avaliar a rentabilidade de um negócio é importante para uma empresa desde o momento de sua abertura, pois permite saber se ela realmente vale a pena.

Veja a fórmula: 

Rentabilidade = (Iucro líquido / investimento total) X 100

Vamos ao exemplo. 

Suponhamos que você investiu R$10000 para abrir sua empresa e nos últimos meses tem produzido aproximadamente R$1000 de lucro, retirando os custos de manutenção, marketing e vendas. 

Neste caso, sua rentabilidade seria de 10%. Desta forma, fica fácil avaliar a viabilidade do seu negócio, e até mesmo compará-la com outros tipos de investimentos. 

Como aumentar a lucratividade

Quem não quer aumentar o seu percentual de ganho? Que tal algumas dicas?

Controle os gastos

Reduzir os gastos é uma ótima forma de aumentar o seu lucro. Podemos dizer que, quanto menor os custos, maior serão os ganhos, certo? 

Quanto você gasta para produzir cada mercadoria? E no setor de vendas, qual o tamanho do investimento?

Se você não tem essas respostas, sem dúvidas, deve fazer tais cálculos. É a partir deles que você terá a chance de descobrir como controlar os custos. 

Negocie com fornecedores, estimule a produtividade dos seus funcionários e torne seu negócio mais produtivo. 

Invista na experiência do cliente

Certamente, o foco do seu negócio deve ser a satisfação do cliente. Mesmo tendo o melhor preço do mercado, você pode acabar perdendo para a concorrência se não investir nesse sentido. 

Trabalhar a experiência do cliente é uma ótima forma de conquistar a fidelização. Além disso, é também o segredo para aumentar a sua clientela, impulsionando as vendas. 

Fortaleça seu relacionamento com os consumidores, os resultados afetaram diretamente a sua lucratividade.

Desenvolva estratégias de vendas

Dizem por aí que vender é uma arte. Talvez pudéssemos dizer também que é uma ciência. O que queremos dizer é que, vender dar trabalho, requer estratégia e até mesmo talento. 

Já ouviu falar em funil de vendas

Estudar cada etapa do processo de venda é uma ótima forma de melhorar a sua lucratividade. Descubra onde estão seus clientes, como chamar sua atenção e conquistar seu interesse, e ainda avalie qual a melhor forma de apresentar a ele a sua solução. 

Outras técnicas também fazem a diferença, como o fortalecimento do seu time de vendas, a análise de erros anteriores, a valorização de feedbacks de clientes ou mesmo o próprio marketing digital. 

Otimize a gestão 

Uma boa gestão é o segredo para um negócio lucrativo. O gestor deve ser alguém preparado para lidar com os desafios que envolvem estar a frente de uma empresa. 

Ter que lidar com tantas informações e responsabilidades não é tarefa fácil, até por isso muitas vezes o que era para ser um investimento acaba se tornando prejuízo. 

Hoje em dia o mercado oferece ferramentas extraordinárias, capazes de transformar o dia a dia da gestão empresarial, tornando tarefas complexas em atividades simples e práticas. 

Um ótimo exemplo é o sistema de gestão. O software é uma solução completa. Além de gestão contábil e administrativa, realiza controle de estoque, registro de cliente, fiscaliza a inadimplência, calcula frete, produz relatório de caixa, dentre várias outras funcionalidades. 

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