Sem um inventário de estoque bem desenvolvido e atualizado, o seu negócio está sujeito à perdas e danos, por isso é tão importante compreender este conceito e aprender a aplicá-lo da maneira adequada. 

O que é um inventário de estoque?

Inventário de estoque é um sistema de identificação, contabilização e classificação das mercadorias que estão armazenadas em uma empresa. É preciso que este processo se dê de maneira precisa, para que sua efetividade seja garantida.

Por meio deste procedimento, seu estoque será mantido em dia. Desta forma, como gestor você terá em mãos dados seguros a respeito de itens em excesso, falta, sem giro, vencidos etc.

Além disso, tal acompanhamento, te dá dicas sobre como andam os negócios, quais são os produtos que mais saem e em quais deles não vale mais a pena investir. Esta é uma ótima maneira de otimizar o aproveitamento de seus recursos

Por que você deveria fazer um inventário de estoque?

A compreensão do que é um inventário de estoque é suficiente para que você entenda o quão importante ele é para o seu negócio. No entanto, vamos ainda te apresentar mais alguns bons motivos para tirar o que você acaba de aprender do papel o quanto antes. 

Para manter a sua empresa em conformidade com a legislação

Existem normas e leis que regulamentam a criação do inventário. No Brasil, isso é responsabilidade do Conselho Federal de Contabilidade.

Toda empresa que possui estoque deve obrigatoriamente manter um Registro de Inventário, como está previsto nas Normas Brasileiras de Contabilidade.

Para melhorar o atendimento ao cliente

O consumidor jamais pode ser deixado na mão. Da mesma forma, todos os produtos entregues ao cliente devem ter sua qualidade assegurada pela empresa. 

Por causa disso, é preciso sempre manter uma quantia adequada de produtos à disposição. Para que não falte e nem sobre mercadoria, seu inventário de estoque deve estar sempre em dia. 

Assim, o cliente sairá satisfeito e sua empresa manterá sua credibilidade.

Para reduzir perdas e evitar desperdícios

Organizando suas mercadorias, você conseguirá contabilizar com precisão os produtos existentes, evitando compras desnecessárias. 

Além disso, comprando de acordo com a demanda, não haverão produtos vencidos em seu estoque, prevenindo desperdícios e assegurando a qualidade dos produtos à venda. 

Para otimizar sua estratégia de vendas 

Graças ao inventário de estoque você saberá qual o melhor momento para fazer promoções, afinal, nenhum produto deve passar muito tempo parado em seu depósito. Além disso, como gestor, saberá exatamente o que mais vende, e portanto, dar mais lucro, e quais mercadorias não saem, e com o tempo, acabam dando prejuízo para o seu negócio. 

Com base nesse conhecimento, você conseguirá identificar exatamente qual deve ser a sua prioridade ou até mesmo tomar decisões de marketing, como por exemplo, realizar uma promoção dos produtos que já estão parados no estoque há muito tempo.

Como fazer o inventário de estoque da sua empresa

Você está pronto para começar? Vamos ao passo a passo. 

Escolha o momento ideal 

Os melhores dias e horários para desenvolver o seu inventário de estoque são aqueles de menor movimento de mercadorias. Não adianta você tentar organizar as coisas se esta sendo sempre interrompido e precisa recomeçar. 

Defina um horário tranquilo para fazer a contagem de mercadorias e se concentre em cada detalhe do seu inventário. 

Prepare o local 

Você precisará de um espaço adequado para organizar seus produtos. Limpe a sala, e se preciso, coloque algumas prateleiras, a ideia é que esse se torne um espaço fluído, para facilitar o acesso às mercadorias. 

Classifique adequadamente seus produtos 

Agora que você já definiu o melhor momento para trabalhar seu estoque e já possui um espaço preparado para organizar seus produtos, chegou o momento de classificar as mercadorias. 

Para começar, separe tudo em conjuntos maiores. Assim ficará mais fácil dar seguimento a um sistema de identificação e listagem mais detalhada desses itens. 

Detalhe ao máximo os seus produtos

Procure anexar ao seu inventário de estoque o máximo possível de informações, esta é uma boa forma de diferenciar cada unidade e evitar erros. 

Crie uma marcação especial para cada tipo de produto, assim ficará mais fácil detectar falhas organizacionais e evitar entregar produtos errados ao cliente.

Crie um código de barras para cada produto

Uma boa dica para facilitar o processo de detalhamento e identificação dos itens é utilizar códigos de barra. Adotando um bom sistema, esse trabalho torna-se automatizado. 

Desta forma, a manutenção e a atualização do seu inventário de estoque se tornará um trabalho bem mais prático e até mesmo mais eficiente, afinal, serão reduzidos os índices de falhas. 

Mantenha o inventário atualizado

Os passos anteriores são suficientes para criação se um inventário de estoque. Mas a manutenção de sua eficiência requer constantes atualizações. 

Para isso, você precisará avaliar a rotatividade do estoque em busca de prever sempre com antecedência quando novos produtos precisam ser comprados, ou mesmo, criar estratégias para evitar acúmulos de mercadorias antes do seu vencimento. 

Estipule um intervalo de reposição e treine sua equipe para trabalhar de forma assertiva. A atualização do inventário em tempo hábil é essencial e evita o desencadear de uma série de problemas. 

Otimizar o seu inventário de estoque é só uma das propostas do aEmpresaERP. Estamos falando do sistema mais completo do Brasil. Agora todos os setores de seu negócio podem funcionar de maneira integrada. Otimizando os processos internos, você terá menos demanda na gestão, enquanto aumenta a produtividade de sua empresa.

Experimente Gratuitamente por um mês! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here