Gestão horizontal é uma metodologia administrativa que tem ganhado o mundo nos últimos anos. Se você nunca havia ouvido falar neste conceito antes, provavelmente ficará bastante surpreso com a ideia. Porém, o que de início parece uma fantasia, depois de bem compreendido pode revolucionar tudo o que você pensa sobre gestão. 

Como é feito o gerenciamento do seu negócio hoje? 

Geralmente uma empresa é dividida em diferentes cargos, organizados através de uma hierarquia, muito bem estabelecida e conhecida por todos os seus funcionários. 

Isso vai completamente contra ao que a gestão horizontal propõe. 

Você consegue imaginar uma empresa sem um chefe? 

Essa é a proposta, abrir mão dessa hierarquia rígida e vertical e dividir a gestão e a responsabilidade com todos os colaboradores, que além de terem papéis similares em todo o processo, são igualmente responsáveis pelos resultados alcançados. 

O que é gestão horizontal?

Gestão horizontal é um modelo de gerenciamento de negócios sem chefes. Ao invés de líderes e subordinados, a empresa passa a se dividir em grupos de trabalho, onde os trabalhadores desenvolvem uma relação completamente orgânica e igualitária. 

Cada negócio desenvolve um sistema próprio, adequando o conceito às suas necessidades. 

Apesar de parecer uma bagunça, a estratégia é brilhante. 

O modelo estimula o potencial de cada profissional, deixando mais evidentes suas aptidões. Além disso, muitos líderes natos são descobertos. Todos são livres para desenvolver o seu melhor dentro do seu próprio tempo e das próprias demandas. 

Basta refletirmos um pouco sobre as relações de trabalho e sobre a nossa própria experiência de mercado para concluirmos que qualquer trabalhador se torna mais produtivo ao participar dos processos de decisões. Quanto mais parte da empresa ele se considera, mais está disposto a fazer por ela. 

Esse “sentimento de dono” coloca em foco o sucesso da companhia como o próprio sucesso e isso faz uma grande diferença no dia a dia de uma empresa. 

Mas calma, todas essas mudanças se dão de maneira progressiva. Não existe uma única maneira de implementar a gestão horizontal, você pode optar por adotá-la em diferentes níveis. 

Antes de falarmos sobre como funciona a gestão horizontal na prática, te apresentaremos os prós e contras. 

Gestão Horizontal na prática

Vantagens e desvantagens da gestão horizontal

A revolução industrial trouxe consigo a departamentalização das empresas. Cada setor tem a sua responsabilidade, para qual é especialista. O indivíduo conhece o seu trabalho e nada mais. O líder coordena, toma as decisões e dar ordens, garantindo que cada um cumpra o seu papel exatamente como o esperado. 

A gestão horizontal vem para revolucionar a estrutura das companhias, quebrando as relações de trabalho pré-estabelecidas e distribuindo responsabilidades de maneira igualitária com todos. 

Todo esse processo traz consigo inúmeras vantagens:

-Inclusão dos profissionais na tomada de decisões

-Organização do trabalho em grupos autônomos 

-Comunicação próxima e eficiente

-Operações mais flexíveis e focadas nos propósitos da empresa 

-Maior proximidade do consumidor final 

-Redução dos níveis hierárquicos

-Eliminação de trabalhos que não agregam valor 

-Mais motivação e menos burocracia 

-Melhor custo benefício 

Isso é tudo que precisávamos, não é mesmo? 

Como sempre, nem tudo são flores, a gestão horizontal também tem as suas desvantagens. 

-A implementação é um desafio e exige um processo de transição

-Muitos gerentes apresentam dificuldades em lidar com a perda de autoridade

-Alguns colaboradores se sentem perdidos com a nova metodologia de gestão 

-A gestão horizontal exige uma mudança na cultura da organização 

Apesar dos desafios que giram em torno da implantação na nova metodologia, utilizando as estratégias certas, a gestão horizontal vale a pena. 

Chegou a hora de falarmos sobre a sua implementação. 

Implementação da gestão horizontal

Como implementar a gestão horizontal?

Em 2017 as ações da Tesla Motors despencaram em 25% devido a uma série de acontecimentos envolvendo a montadora, desde acidentes com seus carros a preocupações financeiras. 

O CEO Elon Musk encontrou a saída para a crise através da gestão horizontal. Segundo ele, a comunicação deve percorrer o caminho mais curto necessário, para que assim o trabalho venha a ser realizado da maneira mais eficiente possível. 

Este não é um caso único, grandes companhias como o Google e a Netflix já aderiram ao método. 

O motivo da escolha é um só e ele diz muito sobre como começar a implementar a ideia: investir no capital humano. 

Selecione bem os candidatos na contratação 

A sua empresa é constituída por uma estrutura orgânica, ou seja, seus braços, pernas e coração são pessoas. Isso quer dizer que tudo começa no recrutamento. 

Procure candidatos que se sintam estimulados pelos desafios e que saibam dar respostas rápidas, organizar o próprio tempo e cumprir demandas mesmo sem monitoramento. 

A proatividade é a chave para a gestão horizontal. 

Estimule a autonomia dos funcionários 

Você já ouviu falar em empowerment? 

O conceito traz a ideia de descentralização do poder e deve ser trabalhado progressivamente dentro de uma empresa que visa a gestão horizontal. 

A extinção dos cargos reduz a competição e aumenta o engajamento dos colaboradores com os interesses da empresa, aumentando a capacidade de resposta do negócio e o colocando na frente de seus concorrentes. 

Desenvolva um canal de diálogo 

Ao estimular a autonomia dos trabalhadores, você necessariamente terá de criar um canal de interação, afinal, agora todos querem fazer parte dos processos. 

Para isso, abrem-se espaços de diálogo, reduzindo os ruídos da comunicação interna. As informações circulam por todos e o fluxo de trabalho é melhor e mais eficiente. 

Crie um código de conduta 

Mesmo na gestão horizontal é necessário um código de conduta, geralmente um novo conjunto de regras criado para a nova realidade da empresa. 

Aperfeiçoe a cultura organizacional utilizando como base preceitos da horizontalidade. Estimule o bom relacionamento, a divisão de responsabilidades, a abertura a sugestão e a integração. 

Diz aí, e se você pudesse aproveitar o melhor de cada funcionário na gestão do seu negócio? 

Você pode. A dica foi dada. 

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