O relatório Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é indispensável para qualquer empresa que deseja alcançar excelência na gestão. Se você ainda não se deparou, provavelmente irá se esbarrar com o DRE uma hora ou outra. 

Este artigo reúne em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre o tema. 

Apesar da grande quantidade de dados mensurados, o relatório em um objetivo principal: comprovar os resultados de uma empresa. 

O que é DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício)

O Demonstrativo do Resultado do Exercício, mais conhecido por sua sigla, DRE, é uma síntese dos dados financeiros de uma empresa, contemplando a economia de suas atividades operacionais e não operacionais. 

Para simplificar, poderíamos dizer que é um relatório desenvolvido com base em um período de tempo que aponta se um negócio está gerando lucro ou prejuízo, por isso o seu nome. É o resultado do exercício da empresa. 

Estrutura do Relatório

De acordo com o artigo 187 da Lei número 6404/76, este é o formado do DRE:

RECEITA OPERACIONAL BRUTA

Vendas de Produtos

Vendas de Mercadorias

Prestação de Serviços

(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA 

Devoluções de Vendas 

Abatimentos 

Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas

= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS

Custo dos Produtos Vendidos 

Custo das Mercadorias

Custo dos Serviços Prestados

= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS 

Despesas Com Vendas 

Despesas Administrativas

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS

Despesas Financeiras

(-) Receitas Financeiras

Variações Monetárias e Cambiais Passivas

(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas

OUTRAS RECEITAS E DESPESAS

Resultado da Equivalência Patrimonial

Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

= RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E SOBRE O LUCRO

(-) Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro

= LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES

(-) Debêntures, Empregados, Participações de Administradores, Partes Beneficiárias, Fundos de Assistência e Previdência para Empregados

(=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

As informações devem sempre seguir o padrão apresentado, para que toda pessoa consiga interpretar o relatório sem nenhuma dificuldade. 

Como desenvolver o relatório

Com base na estrutura apresentada, discorreremos sobre os principais tópicos do Demonstrativo do Resultado do Exercício para que você não tenha dúvida na hora de anexar informações. 

Vamos lá? 

Receita operacional bruta

A receita operacional bruta é tudo o que sua empresa recebeu a partir de suas vendas durante o período determinado pelo relatório. 

Deduções da receita bruta

Neste quesito, você deve considerar as devoluções, os abatimentos e também os impostos que incidem sobre seus produtos. 

Receita operacional líquida

A receita operacional líquida é calculada com base nos dois dados anteriores. Subtraia a receita operacional bruta das deduções da receita bruta, o resultado é a sua receita operacional líquida. 

Custos das mercadorias e serviços

Este é valor gasto para levar o seu produto ou serviço até o ponto de venda. Devem ser considerados os valores investidos em matéria-prima, mão de obra, etc.

Resultado operacional bruto

Neste ponto, você já sabe exatamente quanto gasta e qual é o seu lucro. A diferença entre esses dois valores é o seu resultado operacional bruto. 

Despesas operacionais

As despesas operacionais são os gastos que não estão diretamente ligados a operação da empresa, aqui estão inclusas despesas com vendas, despesas administrativas e pró-labore.

Despesas financeiras/Receitas financeiras

No cálculo das despesas financeiras devem ser considerados descontos condicionais dados aos clientes, além de juros e atrasos pagos pela empresa. Enquanto nas receitas financeiras, são contabilizados os juros pagos pelos clientes e os descontos obtidos com o fornecedor. 

Outras receitas e despesas

Este é o momento de anexar ao relatório as receitas e despesas de atividades não vinculadas diretamente a empresa pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Resultado operacional antes do IR e CSLL

Como o próprio nome diz, este é o valor da sobra da empresa antes do IR e CSLL. Empresas do Simples Nacional podem pular este tópico. 

IR e CSLL

Devem ser preenchidos por empresas do regime normal, Lucro Real e Lucro Presumido, que fazem a discriminação entre Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Resultado líquido do exercício

Por fim, é o momento de ver o resultado líquido do exercício, descobrir quanto a empresa lucrou em relação ao que foi investido.

Demonstrativo do Resultado do Exercício

Como analisar o DRE?

Agora que você já sabe exatamente como desenvolver o Demonstrativo do Resultado do Exercício, que tal falarmos sobre como analisá-lo? Você está prestes a descobrir o quão poderoso pode se tornar esse relatório para o crescimento do seu negócio. 

Análise horizontal

Através da análise horizontal é possível um estudo do progresso da empresa. Para realizar esse tipo de avaliação, deve-se levar em conta os diferentes relatórios do seu negócio, analisando-os lado a lado. 

O seu faturamento aumentou? E o lucro? Você diria que o seu negócio tem crescido? 

É hora de visualizar o crescimento da empresa com o passar dos anos e descobrir se o seu investimento tem valido a pena. 

Análise vertical

Enquanto na análise horizontal você deve considerar relatórios anteriores, neste caso, deve ser levado em conta apenas o exercício atual. 

Calcule o percentual dos dados em relação às vendas líquidas (valor base).

Análise Vertical = (valor da conta) X 100 / valor base

Além de facilitar a leitura e a interpretação dos dados do DRE, este tipo de estudo transforma dados informativos em métricas uteis ao desempenho do negócio, facilitando as tomadas de decisões. 
Todo esse processo pode ser facilitado através de um sistema de gestão. O aEmpresaERP é o sistema mais completo do país. Conheça nossas funcionalidades e teste gratuitamente por um mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here