Hoje vamos falar sobre um assunto que dá pano para manga, como calcular preço de venda?
É verdade que seu produto precisa se apresentar como uma ótima opção para seus clientes a nível de custo e qualidade. No entanto, é ele que move sua empresa, você precisará manter uma boa margem de lucro.
Para começar, tenha em mente quanto custa para produzir o que você vende. É a partir deste valor que iremos pensar todo o resto.
A definição do preço é uma tarefa muito importante para o seu negócio. Escolher mal pode te levar a falência.
Um real pode ser um pequeno valor, mas imagina isso em uma grande escala! Afinal, o objetivo é vender muito!
O que é Preço de Venda?
O preço de venda é o valor que seus clientes pagarão para adquirir seus produtos ou usufruírem de seus serviços. A ideia é que o valor cobrado cubra seus gastos, garanta lucro e ainda seja atrativo para o público.
Você precisa encontrar o valor correto. O melhor caminho para vencer a concorrência, atrair clientes e manter a empresa em crescimento constante.
O que você deve considerar
Você já deve ter notado que pensar em como calcular o preço de venda do seu produto não é uma tarefa tão simples quanto nos soa inicialmente.
Que tal falarmos sobre alguns conceitos básicos?
Custos
Essa é fácil! Custos são todos os esforços dedicados a produção do produto, desde a matéria prima até que o mesmo chegue a prateleira. Mais do que o investimento financeiro, você deve considerar tempo e dedicação pessoal.
Sem dúvidas, esse deve ser o seu ponto de partida.
Precisamos ainda diferenciar dois tipos de custos:
Custos diretos: Seria o que é investido durante a fabricação ou a aquisição do item, o que deve ser somado aos impostos que incidem sobre o mesmo. Acredite, eles são parte significativa do seu preço final.
Custos indiretos: Podemos dizer que os custos indiretos são os demais gastos, as despesas administrativas, o gasto para manutenção da empresa, o investimento em marketing, venda e funcionários, é o quanto você paga para manter sua empresa ativa e funcional. Divida esse valor pelas mercadorias vendidas.
Margem de lucro
Agora a parte que mais nos interessa. Qual seria a margem de lucro mínima para que valesse a pena manter as portas abertas?
Calma, estamos apenas começando.
Defina uma porcentagem de ganho razoável sobre a venda de cada item. Sim, o cálculo deve ser individualizado por mercadoria.
Para isso, leve em conta os relatórios dos últimos meses da empresa, a quantidade de produtos vendidos e a demanda por cada tipo de oferta.
Como calcular o preço de venda do meu produto?
Com base nos conceitos apresentados, ficou bem mais fácil irmos para a prática. Usaremos um exemplo para explicar o passo a passo.
Suponhamos que você seja dono de uma empresa de granito. Imagine os custos de extração, produção, acabamento e transporte. Caso compre o produto de uma terceira, leve em conta este valor. Vamos criar um valor ilustrativo, o que acha de R$ 200,00 por metro quadrado?
Juntamente a este custo, anexe ainda as despesas com impostos, ICMS, PIS, COFINS, dentre outros. No mínimo uns 20% do preço do produto, vamos pensar em R$ 40,00.
Agora é hora de pensar nas despesas gerais do seu negócio. Verifique sua planilha financeira e cheque quanto a empresa gasta por mês em custos indiretos. Some água, luz, energia, salário dos funcionários, softwares de gestão, propaganda, todos os gastos devem ser considerados.
Estipularemos novamente um valor simbólico aqui, R$ 60,00.
Seu produto custa para sua empresa R$ 300,00. Sugerimos uma margem de lucro mínima de 50%.
Diante disso, o valor cobrado por metro quadrado da pedra vendida por sua empresa será R$450,00.
Será que este é mesmo um bom preço?
Depois de definir o valor ideal para sua empresa, é hora da última etapa.
Compare seu preço de venda com o valor cobrado por seus concorrentes. Está dentro da competição?
A partir dessa análise, verifique se há necessidade de reduzir sua margem de lucro, ou mesmo a possibilidade de ampliar seus ganhos.
Como um Sistema de Gestão pode ajudar
Não bastava te ajudarmos a descobrir como calcular o preço de venda do seu produto. Temos ainda uma dica para deixar esse processo ainda mais prático.
A melhor forma de construir esse valor com segurança e precisão é contando com ajuda da tecnologia. Diante de um bom sistema de gestão, você poderá fazer todas as contas automaticamente, baseando-se em dados sempre atualizados.
Sem falar na dashboard mega interativa do software, que permite uma avaliação completa do seu negócio em poucos minutos.
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