A automação comercial se tornou parte da vida dos empresários brasileiros já há algum tempo. Desde o início dos anos 2000 a necessidade de agilizar processos manuais se tornou urgente e as soluções partiram de todos os lados. 

O principal objetivo da automatização de processos é a eficiência. Ao contrário do que muitos pensam, não tem a ver com a robotização do trabalho, e sim com o bom uso da tecnologia no mundo dos negócios. 

Na prática, falar em automação comercial é falar sobre minimizar erros, aumentar a eficiência, e tornar um negócio seguro e escalável. 

Como funciona a automação comercial?

A automatização produz a integração entre a mão de obra humana e a tecnologia. A maneira como isso se dá na prática depende muito do tipo de negócio em questão. 

De maneira geral, estamos falando na substituição de papéis, planilhas ou mesmo quadros e cadernos por sistemas mais complexos e eficazes. 

A ideia é agilizar os processos do dia a dia de uma empresa, o que facilita a gestão e aumenta a produtividade dos funcionários. 

Graças a automação comercial, todo o registro antes feito manualmente agora é produzido pelo próprio software. Além disso, você não terá que perder tempo procurando um informação nas pastas de um arquivo, já que tudo vai se manter organizado e atualizado em tempo real. Tudo isso sem falar na redução dos índices de erros.

Que tal falarmos mais sobre todos esses benefícios? 

Automação comercial

Por que investir em automação comercial 

Você acredita que ainda existem empresas realizando suas atividades manualmente? 

Pois é. Alguns negócios ainda utilizam talões para emissão de notas fiscais, registram suas vendas em um caderno de anotações e discutem estratégias através de quadros escritos a mão. 

Abrir mão da automação comercial é decidir ser deixado para trás. Sabe por que? 

Aumento da produtividade

E se sua empresa soubesse exatamente para onde direcionar seus esforços? E se você pudesse concentrar toda a sua energia em algo que realmente desse resultado? 

Com todas as informações essenciais registradas e processos organizados, você e sua equipe se tornarão mais produtivos. 

Chega de perder tempo com o que não deve.

Distribua tarefas, a máquina o que é da máquina, a equipe o que cabe a equipe e ao gestor o que só ele pode fazer.

Redução de despesas

A automação comercial facilita o controle de estoque, controla a demanda e a produção de produtos, administra a inadimplência, reduz drasticamente desperdícios e torna seus investimentos mais seguros e rentáveis.  

Como assim? 

É uma combinação de benefícios. Ainda tem mais.

Aumento da performance da empresa

Integrando todas os setores de sua empresa você garante um crescimento equilibrado. Assim é possível perceber em quais áreas investir mais e onde é preciso melhorar. 

Nesse ponto gostaríamos de destacar dois aspectos importantes da automação comercial. 

Gestão de estoque 

Mais do reduzir perdas e evitar danos, uma gestão de estoque eficiente trabalha pela satisfação do cliente. 

O sistema atualiza em tempo real a entrada e saída de produtos, garantindo que o produto seja entregue ao cliente conforme o combinado, já que o vendedor terá a certeza se tal mercadoria está ou não no estoque ou mesmo quando irá chegar. 

Gestão de vendas

Gerir vendas envolve controlar uma série de processos, desde o cadastro do cliente ao pagamento e a entrega do serviço ou produto. 

Através da automação comercial toda essa dinâmica é facilitada, sobrando mais tempo para um atendimento de qualidade, necessário ao processo de fidelização. 

Seu negócio mais organizado e seus clientes mais satisfeitos, quer mais? 

Tomada de decisões estratégicas

Com um sistema automatizado você se torna capaz de avaliar todos os dados e informações de sua empresa em tempo real. Assim, é possível analisar quão perto ou mesmo quão distante o seu negócio está dos resultados esperados. 

Mais do que isso. 

O próprio programa gera uma análise, apontando pontos fortes e fracos, o que te permite uma visão completa do seu negócio. 

Com um escopo de qualidade em mãos, ficará mais fácil saber o que fazer e para onde ir. 

Melhoria no atendimento ao cliente

Além de sobrar mais tempo para dedicação ao cliente, aumentando a qualidade do atendimento, a automação comercial permite um registro do histórico de cada consumidor. Você não só tem mais tempo para sua clientela, como a conhece melhor. 

Onde isso nos leva? 

Fidelização de clientes. Um atendimento personalizado é investimento em fidelização. Acredite, é muito mais fácil fechar uma nova compra com um cliente satisfeito do que conquistar um desconhecido. 

Sem falar que, esse cliente fiel é uma poderosa propaganda gratuita do seu negócio. 

Munido das informações certas, você não apenas atenderá melhor o seu cliente como poderá usar isso a seu favor. 

A decisão por investir em automação comercial não requer mais uma análise sobre se vale ou não a pena. Tornou-se um pré-requisito para quem deseja crescer. 

Começe a automatizar seus processos hoje

Vamos revisar, olha aqui o que você vai ganhar com automação comercial:

-Aumento da produtividade

-Redução de despesas

-Aumento da performance da empresa

-Tomada de decisões estratégicas

-Melhoria no atendimento ao cliente

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